terça-feira, 21 de agosto de 2012

ERVA VIVA PARTICIPA DE EVENTO EM RECIFE E ALDEIA


A Erva Viva fará sua primeira participação em evento aberto ao público. E começaremos com chave de ouro! Aproveitaremos para lançar um novo produto: bandejas e vasos de grama de trigo e girassol germinado, muito usado para as receitas de suco verde e facílimos de serem cultivados em sua casa!

No final deste texto, você encontrará uma deliciosa receita de suco verde, com propriedades terapêuticas fantásticas!

O evento trata de um curso que estará acontecendo entre o dia 26 de agosto e 01 de setembro, em Aldeia. O Dr. Alberto Peribanez, autor do livro “Lugar de médico é na cozinha” e Wallace Liimaa estarão ministrando o curso “As Bases Fisiológicas e Quânticas da Saúde Integral Multidimensional”. Eu, particularmente, poderia traduzir para "Como promover saúde e cura através da alimentação, aliando a ferramenta do conhecimento quântico" :D

Para falar sobre o conteúdo do curso, ambos estarão realizando palestra aberta nesta sexta, dia 24 de agosto, conforme as informações abaixo, direto do www.portalfloresnoar.com:

Palestra com Alberto Peribanez e Wallace Liimaa, dia 24 de agosto, na Academia Pernambucana de Letras

17.08.12

O Dr. Alberto Peribanez e o Professor Wallace Liimaa realizam palestra no dia 24 de agosto, às 19h30, na Academia Pernambucana de Letras. O intuito é apresentar o conteúdo do Curso As Bases Fisiológicas e Quânticas da Saúde Integral Multidimensional que será realizado no período de 26 de agosto a 01 de setembro em Aldeia no Grande Recife. O investimento para participar é R$ 10,00.

Desintoxicação alimentar e energética é a proposta do Curso que traz uma abordagem teórica e prática dos avanços da Medicina contemporânea e da Física Moderna. A palestra dará direito a degustação de suco verde.

A Academia Pernambucana de Letras fica na Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças, Recife/PE.

Inscrições e programação completa no site: www.saudequantum.com.br



SUCO VERDE

(receita adaptada do original de www.nutricionistaclarissezanette.blogspot.com) 

Ingredientes:
• 1 pepino (ou 1 abobrinha ou 1 chuchu)
• 1 cenoura e 1 beterraba pequena (ou 1 inhame ou 1 pedaço de abóbora)
• 2 maçãs médias tipo Fuji
• Folhas: grama de trigo + 2 destas folhas: couve, chicória, agrião, alface, repolho ou acelga.
• Sementes germinadas, escolhendo um ou mais tipos de trigo em grão, girassol, aveia em grão, etc.
• Sementes Hidratadas de gergelim, linhaça e castanhas-do-pará.
Temperar com folhas de hortelã fresca, gengibre ou manjericão fresco.

Quando o suco tiver pronto acrescente um fio de azeite de oliva. A gordura ajuda na absorção das vitaminas lipossolúveis.

Preparo:
Germinação de sementes:
Deixar as sementes de molho na água, durante à noite. No dia seguinte, escorra a água e deixe as sementes em uma peneira ou escorredor e regue 2 vezes por dia. No outro dia, as sementes estão apontando um “narizinho”, indicando a germinação.

Hidratação:
Deixar as castanhas e as sementes de linhaça de molho, durante à noite, em água. No dia seguinte utilizar no suco.

Coar: Será necessário um coador de voal. O voal é encontrado em qualquer casa de tecidos. Corte o tecido deixando um círculo, queime as bordas com uma vela. Fure as bordas com um incenso (deixando buracos para passar o elástico). Passe o elástico e dê um nó.

No copo do liquidificador, colocar o pepino picado (e/ou abobrinha, e/ou chuchu) junto à hélice do aparelho. Em seguida colocar a maçã, o inhame picado (e/ou beterraba, e/ou abóbora). Ligar o liquidificador na primeira velocidade e socar com o auxílio da cenoura. (biossocador). O giro da hélice e a socagem formarão uma papa, que gira no sentido da hélice do liquidificador. A seguir, acrescentar as folhas, os temperos, e as sementes e/ou castanhas, batendo em velocidades maiores. Coar em coador de pano, preferencialmente de voal. Depois de coar, acrescente um fio de qualquer azeite extra virgem (linhaça, gergelim, castanha-do-pará, coco) ao suco, para absorção de vitaminas lipossolúveis. Beber em seguida, de preferência pela manhã em jejum.
• Se você tiver uma centrífuga para sucos, substitui o liquidificador.

Dê preferência a frutas e verduras orgânicos.
Esta receita serve 2 pessoas e é excelente para ser tomada pela manhã, em jejum.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

TOMILHO E ORÉGANO: FOLHINHAS PEQUENAS E ENCANTADORAS!


Desde a semana passada estamos com duas novidades: tomilho e orégano.  Este último é mais conhecido da nossa cozinha, principalmente através da pizza, paixão brasileira de norte a sul. Mas vale a pena conhecer o tomilho.

Ambos, por enquanto, são de produção de terceiros. Mas minhas sementinhas estão germinando; com sorte teremos produção própria até o final do ano. Estas duas ervas também oferecem uma ampla variedade de espécies e, vez por outra, me chegam mudinhas com folhinhas maiores, outras menores...

O aroma das duas é encantador. O orégano é originário do Mediterrâneo (assim como o tomilho), gosta de sol e tem florzinhas de diversas cores. É uma erva perene e, para sentir seu aroma, é necessário quebrar uma folhinha. Já um canteiro de orégano exala seu perfume por todo o jardim, sendo de fácil propagação através de galhos.

Apesar de associarmos o orégano sempre às pizzas e molhos de tomate, sabemos que fica uma delícia também como tempero de queijos e raízes, como a batata. Também é excelente para temperar azeites e vinagres. Na tradição, é uma planta símbolo do amor e é usada em defumações e banhos para atrair felicidade, sendo indicada para tratamentos de depressão (principalmente junto com a manjerona).

O tomilho é uma plantinha linda!! De aspecto delicado e eu poderia dizer também “alegre”, se é que você me entende :D. Confesso que é uma das minhas preferidas.  

Outro dia mesmo vi uma receita que deve ser fabulosa, mas tinha como principais ingredientes alecrim FRESCO, tomilho FRESCO e sálvia FRESCA. Pergunto: onde encontrar estas 3 ervas frescas na cidade do Recife? Procurando bem e, com sorte, até conseguimos achar o alecrim; já o tomilho e a sálvia, frescos, nunca vi por aqui... só secos mesmo (que, aliás, faz uma diferença enorme!). Então, que bom que consegui oferecer mudas de tomilho e alecrim; já a sálvia tá difícil germinar, mas a gente chega lá e divulga aqui, com muito orgulho!!

O tomilho é uma erva perene, que se adapta bem a quase todo tipo de solo, sem a necessidade de grandes cuidados. O que ele precisa é de sol, para intensificar o aroma de suas folhas.  É umas  das Ervas da Provença, sendo bastante usada para temperar carnes, patês, molhos e pães.

O tomilho seco, usado em gavetas e armários, afasta  insetos e perfuma as roupas.  Já na tradição, tem uso sempre relacionado  a afastar pesadelos (coloque um galho embaixo do travesseiro) e fluidos negativos (carregue um galhinho na bolsa ou deixe um galhinho perto da porta de casa).

E então, que tal levar estas duas ervas para sua casa e experimentar novas combinações? Tenho certeza de que vai gostar! Sem falar no charme de ter essas plantinhas enfeitando o jardim, prontinhas para serem usadas...

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

RÚCULA DELICIOSA!

Esta semana a Erva Viva está oferecendo sua primeira leva de rúculas em vasos! Cada vaso vem com diversas mudinhas, que podem ser levadas para consumo e cultivo em sua casa!

Conheci a rúcula quando fui à Alto Paraíso de Goiás (GO) pela primeira vez, em 2001. Naquela época, estas folhinhas ainda eram pouco conhecidas aqui no Nordeste. Fiquei viciada. Almoço sem rúcula não tinha graça, sanduíche com rúcula virou mania.

Hoje a rúcula já está mais popularizada e pode ser encontrada (ainda) com relativa facilidade nos supermercados e feiras de orgânicos. O plantio em casa é tranquilo, pois não apresenta dificuldades de cultivo, é linda e suas folhas são mais macias e saborosas quando são colhidas mais novinhas. Cada pezinho pode ter suas folhas cortadas por um mínimo de duas vezes.

A rúcula tem grande quantidade de vitamina A e C, além de potássio, enxofre e ferro. Combinada com o agrião, oferece um suco excelente para desintoxicar o organismo; neste caso, recomendo acrescentar cenoura ou laranja, devido ao sabor forte destas folhas.

A rúcula também é ótima para combater gengivite: basta ingerir algumas folhas junto com os talos, mastigando bem pela manhã, após a higiene dos dentes.

Que tal uma salada de rúcula hoje, bem fresquinha? 

SALADA DE RÚCULA, TOMATE E RICOTA
Ingredientes
6 xícaras de folhas de rúcula, já lavadas e escorridas
½ xícara de tomates cereja
200 gramas de ricota, cortada em cubos pequenos
2 colheres das de sopa de alcaparras escorridas
1 colher das de sopa de vinagre balsâmico
3 colheres das de sopa de azeite extra virgem
Modo de fazer
Coloque as folhas de rúcula em uma vasilha grande.
Em uma vasilha menor, misture bem o vinagre e o azeite. Com metade do molho, tempere as folhas de rúcula.
Arrume as folhas em uma travessa ou em pratinhos individuais.
Coloque os tomates cereja e a ricota sobre as folhas e tempere com o restante do molho. Salpique a salada com as alcaparras e sirva imediatamente.
Serve 6 pessoas.
Fonte da receita: www.sitiodomoinho.com