sexta-feira, 27 de julho de 2012

MUDAS E VASOS: QUANDO DEVEMOS TRANSPLANTAR?

Muitas vezes as mudas de ervas são vendidas em saquinhos plásticos de cor preta, principalmente nas sementeiras e casas de plantas. Estes saquinhos são uma opção para o produtor, pois apresenta um custo baixo e facilidade de armazenamento, quando não estão sendo utilizados.
Para o consumidor, no entanto, estes saquinhos possuem a desvantagem de exigir um rápido transplante. Isso acontece porque o saquinho não oferece espaço para o crescimento da planta, aquece com grande facilidade (queimando as raízes das plantas) além de não permitir a drenagem da água, o que facilita o apodrecimento das raízes e o aparecimento de fungos.

O produtor, por sua vez, vê um bom resultado no uso dos saquinhos, pois a produção é feita em estufas ou áreas sombreadas. Assim, ao adquirir uma muda vendida nestes saquinhos, você precisa transplantá-la em poucos dias, nunca mais de uma semana; do contrário, correrá o risco de perder sua muda.
As mudas de ervas também são facilmente encontradas em vasos pequenos, como estes.
A altura destes vasos é de 5,5cm e o diâmetro da boca é de 10cm, aproximadamente. Algumas plantas apresentam um bom desenvolvimento em vasos deste tamanho, pois suas raízes não precisam de tanto espaço para se desenvolver. Apesar de poderem ter um período de vida bem maior em relação aos saquinhos plásticos, o ideal ainda é que as mudas sejam transplantadas para um vaso maior para que possam se desenvolver em sua plenitude.
No momento, nós comercializamos nestes vasos apenas os trevos de quatro folhas, por ser uma planta que apresenta um bom desenvolvimento neste tipo de vaso, apesar de se desenvolver muito bem no solo e outros vasos de boca maior, por ser uma planta rasteira.
Também comercializamos algumas ervas, como a hortelã, o manjericão de folha miúda e a cebolinha em vasos pouco maiores que estes, sempre com pedrinhas no fundo, para facilitar a drenagem da água. Mesmo assim, recomendamos o transplante pra um vaso maior assim que possível, para que a planta se desenvolva até seu tamanho máximo.
Nós preferimos usar vasos como estes abaixo, sempre com pedrinhas no fundo, pois apresentam uma melhor possibilidade de desenvolvimento da planta, além de oferecer uma maior durabilidade da mesma após adquirida pelo consumidor.
Estes vasos tem altura de 9,5cm e diâmetro de boca de 14cm, aproximadamente.
Caso você não queria fazer o transplante, também vendemos por encomenda mudas em vasos definitivos, de tamanho e material variados (cerâmica, fibra de bambu, fibra e côco, jardineiras, etc). É só nos enviar e-mail e mandaremos os valores.
Mas, não esqueça: as hortaliças, em especial, devem ser transplantadas para vasos maiores, com um mínimo de 25cm de altura.  
Em breve, postaremos aqui uma tabela com o tamanho máximo de crescimento das ervas para que você possa escolher seus vasos da forma correta. Se você tem o privilégio de poder plantar diretamente no chão, aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário