terça-feira, 26 de junho de 2012

Cultivando o alecrim

Foto: www.comocuidar .com.br

Muita gente me questiona sobre as dificuldades no cultivo do alecrim. Esta erva, tão simples e tão encantadora, já foi motivo de frustração para muitos amigos. Eu mesma ralei até conseguir alecrins vigorosos.

É comum relatos de tipo: "comprei uma muda de alecrim linda, plantei e dias depois ela começou a morrer, mesmo eu aguando todos os dias. Quando percebi que ela estava morrendo, coloquei adubo, húmus, mas ela acabou morrendo mesmo". Isso já aconteceu com você?

Vamos então às origens desta planta. O alecrim é originário do Mediterrâneo, uma região de solo arenoso e clima seco. Certa vez, conversando com um português, também amante das ervas, ele me contou que em Portugal o alecrim "dá até em pedra"! Isso mesmo. O alecrim gosta de solos arenosos, relativamente pobres e pouca água.



Então, se o seu alecrim não vai bem e você colocar mais adubo, ou seja, deixar a terra mais rica em matéria orgânica, é muito provável que ele não prospere. O certo é fazer exatamente o contrário. Vamos às dicas:

1. Plante em local ensolarado. Porém, aqui em Recife, por exemplo, nos meses mais quentes do verão o sol pode ser demais para a planta. Leve isso em consideração quando escolher o local.
2. Nos meses mais quentes e secos, coloque água todos os dias, mas não encharque. O melhor é sempre verificar se a terra está úmida. Se estiver, deixe a rega para o dia seguinte.
3. Se a terra que tiver disponível para plantar for muito rica em matéria orgânica, cogite a possibilidade de plantar num vaso, com 20cm ou mais de diâmetro. Prepare a terra com 1/3 de areia.
4. Para criar novas mudas, faça um corte enviesado de um galho com tesoura de poda, antes do nó. Plante este galhinho como uma nova muda e espere 30 dias se quiser transplantá-lo.

Lembre-se de que, tratando-se de plantas, não adianta sermos rigorosos com as orientações. Com a prática no nosso ambiente vamos conhecendo o que cada uma mais gosta. Já vi alecrins muito bem em solos férteis e clima úmido, embora nunca tenha conseguido mantê-los num ambiente assim.

E aproveite esta erva tão maravilhosa para fazer águas de cheiro, banhos, temperar azeites e vinagres. Na cozinha, vai bem com massas, peixes e outras carnes brancas!
Acordou triste ou borocoxô? Dê uma boa cheirada nas folhas do alecrim, maceradas na palma da mão. Sim, ele é anti-depressivo e anima qualquer um!

Ter o privilégio de cozinhar com alecrim fresco e sentir o cheirinho dele todos os dias é um provilégio!

5 comentários:

  1. Dicas interessantes, mas, gostaria de saber como faço quando precisar usar o alecrim eu corto um galho do alto do pé? ou pode ser de qualquer lugar. Pergunta de leigo.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Arnaldo! Sempre que precisar, corte um galho do alto, mas na próximas vezes, vá alternando com as laterais. Lembre-se de fazer o corte sempre na transversal, ok? Isso diminui as chances instalação de fungos. Grande abraço!

      Excluir
  2. meu alecrim está secando da raiz para as pontas, é normal isso? Como recuperar?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!Quero meu alecrim viçoso
    Preciso dele na família!!

    ResponderExcluir
  4. Pedi um jardineiro pra dar uma limpeza em meu jardim,meu pe de alecrim secou literalmente,o que pode ser isso,ele era sempre verdinho e vicoso,sera mal olhado,isso e mito?

    ResponderExcluir